Família Salesiana
A parábola da construção
Um jovem sonhou em construir uma casa, uma bela e grande casa.
Encontrou o terreno… comprou-o… Contactou um grande arquiteto Com o projeto de construção na mão, o sonho pouco a pouco foi tornando-se realidade Enfim, chegou o tão esperado e grande dia. Era hora de reunir a família, os amigos, conhecidos e vizinhos para partilhar tão grande alegria.
Todos, ao chegar ao portão principal, ficavam encantados com tão bela construção.
Pela perfeição nos detalhes, pelo cuidado no acabamento.
Pelo bom gosto, pelo investimento bem feito.
Realmente aquele jovem soube transformar seu sonho em realidade, com muita qualidade!
Querido jovem, finalista da 12ª classe do Instituto Politécnico João Paulo II. Cada um foi convidado, ao longo do curso que foi escolhido, a construir algo bom e belo.
O terreno estava já garantido: o ambiente educativo, os educadores, a família, os amigos O projeto estava em tuas mãos, fostes o grande arquiteto Agora tens em mãos o que construíste ao longo do tempo em que ficaste nesta Instituição.
É hora de celebrar! Chamar familiares, amigos, conhecidos….
É hora de mostrar a eles o resultado do teu sonho É verdade que é uma construção ainda inacabada. Mas cada parte da construção tem a sua etapa a ser terminada. O curso superior te espera. Mas aquela é outra construção.
Porém, celebra com alegria, agradece a etapa concluída com esforço, empenho, criatividade Somente tu sabes o quanto foste responsável, qual material que foi colocado na construção de teu conhecimento.
Agora é hora de partir, de formar novos amigos, novas turmas, novos lugares. Muita novidade!
Coragem! Não temas! O desafio, a novidade, o constante caminhar faz parte do mundo juvenil Alarga o olhar. O horizonte está sempre à frente, à tua espera. Caminha Jovem, caminha na certeza de não estar sozinho. Aonde fores levarás um pouco daqueles que fizeram parte de tua vida.
Deus, o doador de todo bem, da vida em plenitude, da alegria, Ele será com certeza o teu companheiro de jornada, o teu amigo inseparável.
Recorda: nada de belo e definitivo se constrói sem a tua participação.
Sê feliz e ajuda a ser feliz todos aqueles que encontrares em teu caminho.
Foi uma grande alegria ter partilhada a vida consigo neste pouco tempo de aula. Muito aprendi, e com certeza te recordarei com carinho. Estaremos em comunhão. Sucesso!
Cabinda, Novembro de 2015