Retiro de Emaús
27-29/10/2023, Cacuaco (Luanda) Um grupo de jovens do MJS realizou o Retiro de Emaús. É uns dos retiros fortes que o MJS oferece para os jovens que desejam fazer uma experiência espiritual profunda. O mesmo realiza-se após dos retiros do poço e do discipulado. Acompanharam o retiro os assessores nacionais: Pe. Cristóvão Baptista sdb e Ir. Idalina Mareco fma
Os jovens fizeram a caminhada como os discípulos de Emaús: conversaram com Jesus sobre o desânimo que os torna muitas vezes tristes e abatidos e, deixaram-se iluminar pela Sua palavra que faz arder o coração. O itinerário espiritual constou com momentos de reflexão, deserto, oração, adoração e partilha da experiência.
Durante a experiência, os jovens foram convidados a meditar sobre a vida como caminho, a caminhar de a dois e partilhar sobre as suas decepções, as suas esperanças e alegrias; a avaliar a própria caminhada de fé.
O retiro ajudou-os a reavivar e a fortalecer a própria fé, a valorizar a companhia dos amigos, a importância de caminhar juntos e não sozinhos.
“Para mim, a última experiência feita (retiro de Emaús) contribuiu bastante no meu crescimento humano e cristão. Os temas reflectidos ajudaram-me a perceber, mais uma vez, que apesar dos desânimos que passamos durante a nossa existência na terra, Cristo está connosco sempre; ninguém alcança sucessos caminhando sozinho; a Eucarístia não é um mero simbolismo; é preciso anunciar o evangelho de Cristo todos os dias da nossa vida. Gratidão a Deus pelo dom da vida e ao Movimento Juvenil Salesiano de Angola por aproximar os jovens cada vez mais de Cristo”
Hilária de Jesus, coordenadora nacional do MJS