Nas periferias exisistenciais uma nova presença das FMA em ANGOLA
Respondendo ao apelo do Bispo de Diocese de Menongue, che solicitou a presença das FMA na sua diocese, a jovem Visitadoria “Rainha da Paz” respondeu com entusiasmo missionário. A Diocese, localizada no sul de Angola, com pouca presença missionária e enorme extenssão territorial .
Depois de ter dado passos neccessários para abertura de uma nova presença, depois de umas visitas previas À Diocese, no dia 27 de Agosto começou a primeira caravana para preparar a abertura da comunidade: Ir. Natalia Miguel, Provincial, ir. Zvonka Mikec, Eóonoma Provincial e Ir. Irene Arango, Diretora da nova presença. Foram acolhidas no aeroprto pelo pe. Agostinho Yambi Jaime Fina, Chanceler da Diocese. No dia 29 chegram de carro, depois de 14 horas de viajem, desde Luanda, ir. Jaqueline Perreira e ir. Julia Sussu Salimanda, che formarão a primeira comunidade, acompanahdas pela ir. Maria Domalewska.
A Diocese ja preparou para a comunidade uma casa e o minimo necessário para começar. No domingo dia 1 de setembro 2024, o Sehor Bispo, Dom Leopoldo Ndakalako, acolheu e presentou as irmãs à comunidade Diocesana, durante a solene celebração Eucaristica na Sé Catedral do Menongue. Agardeceu o Instituto por ter respondido com generosidade ao seu apelo de uma presença salesiana na diocese, pois disse ele, “é presença de um carisma e de uma spiritualidade que vai enrequecer a Igreja. As irmãs responderam ao apelo do Senhor para uma missão e ariscaram para uma presença na Diocese. Elas vieram para levar o Evangelho aos mais pobres. “ Com alegria o povo acolheu as irmãs depois de ir. Natalia Miguel, a provincial, as ter apresentado à comunidade.
No fim da tarde do mesmo dia, o senhor Bispo, acompanhado pelo Paroco da Sé Ctedral pe. Jesus Elias Paixão, pelo padre Agostinho, Chenceler e pelo pe. Augusto Tchimvali (que ja foi indicado capelão da comunidade) e na presença da comunidade, abriu as portas da casa, entregou as chaves da casa a ir. Natalia, que em seguida entregou-as a Diretora da Casa ir. Irene Arango. Passou abençoando os ambientes da casa e as pessoas que vão la viver. Agradecidas pelo carinho do Senhor Bispo as irmãs expressaram a alegria de estar na sua casa.
A missão chama: a Diocese confia a comunidade uma escola catolica da Diocese, na qual com a arte salesiana, poderão dar vida nova a muitas crianças e jovens. Bairo da Paz, assim é nome onde se situa a escola, espera as irmãs, para levar a paz, a harmonia e a alegria de uma vida nova. Maioria da população tem sofrido muito no tempo da guerra de Angola e esta procurar sarar as feridas e reconstruir a vida. Esta vida nova que o Senhor vem dar a todos que esperam nele. Por isso a nossa presença – comunidade tem o nome de “Nossa Senhora da Esperança” … sim para ser sinais de esperança no meio do mundo sedento de Amor verdadeiro.